Segunda Aula
REDIJA CURSO DE REDAÇÃO EM 30 HORAS
SEGUNDA AULA
Todo processo de entendimento entre um ser humano e outro será sempre por meio da comunicação. Dentre os domínios da comunicação, certamente a linguagem verbal é o mais eficiente de todos, pois, pela fala, pelo idioma, conseguimos expressar nossas ideias, necessidades e, sobretudo, nossos sentimentos.
É o capítulo da linguagem que será trabalhado nesse curso. Entenda linguagem verbal como aquela em que usamos um código linguístico definido (no nosso caso o português). A linguagem verbal é manifestada de duas maneiras: oral e auditivamente, quando falamos e ouvimos. Por fim, a forma escrita, quando, por meio de código específico (vocabulário, sintaxe e ortografia), codificamos e decodificamos o conteúdo assinalado.
A respeito do texto, existem, basicamente, três modalidades de produção do mesmo. Essas três modalidades são:
1) A Narração;
2) A Descrição;
3) A Dissertação.
A Narração é a forma mais primitiva e simples de produção de texto. É muito trabalhada, quando a criança começa a tomar contato com as primeiras letras. Quem não se lembra das primeiras redações (chamadas nessa fase de composição) do curso elementar, que a estimada professorinha nos passava? Um dia no zoológico; As férias do sítio de meu avô; O Piquenique no Horto Florestal etc.? Esse tipo de redação privilegia a memória, muito ativa nas crianças. Cumpre nela contar fatos ocorridos nos eventos, as pessoas envolvidas etc.
Importa, desde já, informo a você, estudante, que uma redação pode ter elementos dos três gêneros informados acima. Porém, não podemos perder de vista que devemos manter a produção concentrada na modalidade de texto em que prevaleça o objetivo do texto a desenvolver.
Na próxima aula, darei continuidade ao estudo dos gêneros de redação.
Até a terceira aula, se Deus quiser!
Comentários
Postar um comentário