Terceira Aula

 




REDIJA CURSO DE REDAÇÃO EM 30 HORAS

AULA 3

  

        Sobre a aula anterior, vamos fazer um rápido exercício. A palavra Narração é composta de dois elementos vocabulares, ou seja, a palavra em questão tem um verbo associado a um substantivo. Você concorda que Narração é um ajuntamento de narra a ação?

        Voltemos, pois, aos gêneros de texto. Estudemos sobre o segundo item, em importância literária, e atentemo-nos à Descrição.

A Descrição é um modelo de texto, que vai trabalhar o lado observador de quem  escreve essa redação. A  Descrição tem valor espacial, informativo, no sentido de facilitar a compreensão do local descrito pelo redator ou escritor. Um escritor notável de nossa literatura, o José de Alencar, foi um dos grandes mestres nesta virtude. No tempo dele, século XIX, quando não havia cinema nem televisão, textos descritivos tinham um valor enorme, pois facilitavam a compreensão dos leitores para o universo criado por José de Alencar. Em verdade, José de Alencar não diminuiu os aspectos interiores de suas personagens, mas ele entendia ser importante descrever os espaços físicos para seu público. 

Há quem ache, hoje em dia, o José de Alencar meio chato. Não é bem assim!, trata-se de um dos maiores escritores nossos, embora o vínculo dele com aquele tempo tenha sido forte demais, o que é bastante compreensível, pois seguramente quis se comunicar com o leitor de sua época, diferentemente de Machado de Assis, por exemplo, que tem uma obra atemporal. Seus romances não envelhecem, pois a perspectivas de suas obras se concentram nos valores morais e críticos, os quais se manifestam na humanidade em qualquer tempo. Tanto que Machado foi considerado o grande representante brasileiro do Realismo, movimento literário que sofreu grande influência do Iluminismo, escola filosófica que muito influenciou as artes e o pensamento moderno de então.

Voltando a José de Alencar, os leitores quase não tinham informações de lugares distantes de onde eles moravam. Cabia a José de Alencar ser o escritor voltado a estimular seus leitores a terem uma boa informação sobre as imagens jamais imaginada por eles.

         José de Alencar foi tão popular em seu tempo, que muitas obras suas foram publicadas primeiramente nos jornais, em partes, aumentando o interesse de seus fãs, que, curiosos, ficavam na expectativa do que como estaria a continuação das histórias produzidas pelo escritor.  Iracema, O Guarani, O Sertanejo, Senhora e mais outros 27 livros compuseram a formidável obra do genial artista brasileiro.


         Até a quarta aula, se Deus quiser!

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mural do Curso

Auxílio do Professor

Décima Terceira Aula