Décima Terceira Aula
REDIJA CURSO DE REDAÇÃO EM 30 HORAS
DÉCIMA TERCEIRA AULA
PROPOSTA DE TEXTO DISSERTATIVO AOS ALUNOS
Existe uma crise muito grande, ora ocorrendo em quase toda a Terra. Países tradicionais, grandes, enfrentam sérios problemas , os quais estão diretamente ligados ao desequilíbrio no controle de suas tarefas, relacionadas com a boa gestão, de que cada nação precisa. São tempos difíceis, em que os negócios não caminham bem e fatores como os climáticos, guerras acontecendo, gerando desequilíbrio entre a gestão desses países.
Não se trata de algo que as nações desconheçam, pelo contrário, existem disputas acirradas, visando a países melhor preparados para superar as dificuldades gerais, ora vistas. Organismos importantes , como a ONU, têm muitas dificuldades para arbitrar problemas cada vez mais complexos, que ocorrem às dezenas, trazendo apreensão a todos. Para concentrar essa questão, importa muito a relação dos Estados Unidos com a China, além de atentar aos passos da guerra entre Rússia e Ucrânia. Algo bem coordenado pelas nações se faz necessário. É preciso separar as causas individuais de desejos de expansão dos mais poderosos países. É fato que Estados Unidos têm suas sérias divergências com a China, ainda que não encubram a necessidade de troca de produtos e serviços entre eles.
Não dá para crer, com racionalidade e otimismo, em um recrudescimento de litígio entre Estados Unidos e China. Nunca foi tão importante haver, como agora, um esforço diplomático bem coordenado, envolvendo o maior número possível integrantes da ONU. Nada pode ser mais importante do que uma postura pragmática entre as nações. A cooperação internacional se faz necessária. O Planeta Terra vive um momento de sintomas graves, produtos de desequilíbrio de questões climáticas, devidamente conhecidas pelas autoridades do mundo. Importa, também, que o capital acumulado por grandes fortunas pessoais ou corporativas não continuem colocando em perigo o grave momento, em que uma boa parte da população da Terra, que vive sem perspectivas de melhora, pois o açodamento observado no planeta, em que corporações e pessoas bilionárias não abrem mão de manter sua escalonada insana, que indica, é possível, o desejo de controlar sozinhas as rédeas do mundo. Devem os países estabelecer sua autoridade de verdadeiros estados bem constituídos, tomando providências enérgicas, para segurar essa insânia, que parece não ter fim. A Terra tem pressa. Ou seja, é bom-senso encontrar solução para esse caos, nada surdo, pois quase todos já perceberam. Ou tempos tenebrosos nos aguardam na esquina de cada rua da humanidade.
Texto elaborado pelo professor José Luiz para os alunos do Curso Redija
Revisão de Texto em 19/02/23
Estimados estudantes, por questões estratégicas e pedagógicas, vou deixar o curso exatamente como está agora. À medida que o número de alunos aumente (estamos com 727 agora), vou incrementar minhas inserções de ajuda a todos vocês. Muito oberigado!
ResponderExcluirOlá, Mano!
ResponderExcluirGostei do seu texto, tanto como exemplo de dissertação, como também o tema abordado, pela sua atualidade.